17 julho 2008

A Arte e História de Whilce Portacio

  Como todo mundo já sabe, a partir da edição 185, a revista do Spawn passará por uma reformulação da equipe criativa.
Além da muito comentada volta do criador de Spawn, Todd McFarlane para a equipe criativa, escrevendo os roteiros ao lado de Brian
Holguin, também será a estréia do artista Whilce Portacio como desenhista do soldado do inferno.
Nascido nas Filipinas, Portacio começou sua carreira como arte finalista para a Marvel Comics em 1985. Logo ele começou a desenhar também. Portacio ficou conhecido por seu trabalho em títulos como Justiceiro, X-Factor, e Uncanny X-Men. Em 1992, ele deixou a Marvel para ser um dos fundadores da Image Comics com outros seis talentosos artistas. Ele publicou seu próprio título chamado Wetworks pela editora Wildstorm de Jim Lee em 1994. Logo depois, ele trabalhou na controversa série Heróis Renascem, desenhando a hq do Homem de Ferro.
Em agosto de 2000, Portacio teve um coma diabético, como resultado de problemas no pâncreas. Ele acordou uma semana depois, trinta quilos mais magro e impossibilitade de andar, ficar em pé ou se levantar. Apenas seis meses depois ele pode pegar um lápis e desenhar. De acordo com o seu blog, "Minha mente podia ver o que eu queria desenhar mas minha mão não conseguia."
Em 2006, Portacio retornou para a Wildstorm para produzir os Wetworks volume 2, cujo escritor foi Mike Carey. Esta série seguiu até o número 15. Em 9 de junho foi anunciando que Whilce Portacio seria o novo artista de Spawn, começando em outubro de 2008 na edição 185.
Seguem abaixo alguns desenhos de Whilce Portacio para Spawn: