Novas Notícias sobre Spawn e a Pixel Media

Desde o dia 11 desde mês muito estão querendo obter notícias de como será o futuro da Pixel Media após a saída de Cassius Medauar, editor que a conduziu por quase 2 anos. Alguns dias depois do ocorrido consegui entrar em contato com Odair Braz Jr., primeiro editor da Pixel. Ele me informou que sempre houve um embate entre os editores e a Ediouro, editora carioca sócia da Futuro. Ele acha que após a saída de Cassius dificilmente a Ediouro vai se manter no ramo dos quadrinhos por falta de pessoas experientes na empresa e não faz sentido continuar vendendo quadrinhos com a saída do editor. Mesmo se permanecer, talvez só lance quadrinhos sem periodicidade fixa, como Sandman e Corto Maltese. Já as séries mensais Pixel Fábulas, Pixel Magazine e Spawn dificilmente continuarão em 2009.

Sobre a multa rescisória da DC Comics sobre o não-cumprimento do contrato de 5 anos, ele acha que a Ediouro deve analisar. Se o valor da multa for equiparado aos gastos de produção dos quadrinhos, então eles devem pagá-la ao invés de arriscar lançar novas revistas já que editora está começando a decair. O mesmo vale para Spawn, já que o seu contrato é bem recente.

Também perguntei a ele sobre o que ele achava dos títulos Vertigo, Wildstorm, ABC e Spawn irem para outra editora, como a Panini por exemplo. Ele acha realmente que a editora paulista deve obter a linha adulta da DC, mas não deve lançar com regularidade, lançando apenas alguns títulos ocasionais. No caso de Spawn, ele me informou que é um produto que deve interessar às demais editoras pois na época em que ele assinou o contrato com a TMP duas outras editoras (provavelmente Panini e Mythos) estavam em disputa pela sua aquisição, porém a Pixel conseguiu levar vantagem.

Também consegui entrar em contato com o Cassius Medauar. Por enquanto ele vai realmente entrar “de férias” e continuará dando assistência à Pixel como editor freelancer, mas não estará à frente das publicações. Segundo ele, Spawn deve continuar, mas não tem certeza sobre outras publicações, como o caso de Spawn Mangá (cuja a renovação de contrato já contava com esta revista para o ano que vem) e a série Spawn: Godslayer, cujo especial foi lançado ano passado pela Pixel. Ele afirmou também que antes de sua saída, os novos volumes de Fábulas Pixel e Pixel Magazine já estavam fechados, porém ainda não sabe se serão lançados este mês.

Perguntado sobre a possibilidade dele ir para outra editora, disse que por enquanto pretende ficar com a família por um tempo. Já os motivos de sua saída realmente foi sobre não concordar com algumas políticas adotadas pela Ediouro em relação aos títulos publicados.

E por último, consegui, finalmente, entrar em contato com Dayana Faria do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Ediouro através de e-mail. Perguntei a ela sobre os novos rumos da Pixel, a saída de Cassius Medauar e a possibilidade de falência da editora. Eis a primeira resposta oficial da Ediouro depois dos acontecimentos:

Prezado Sr. Leandro Cruz,

A Pixel continuará normalmente, mas com periodicidade de lançamentos ajustada ao momento econômico.

Agradecemos o contato e disponha sempre do nosso atendimento.

Atenciosamente,
Dayana Faria
SAC - Livros
Ediouro Publicações

Agora vem a questão: o que significa “momento econômico”? Seria sobre a crise financeira que a Pixel está começando a apresentar?

Deixo esta questão para vocês.

Comentários

  1. Uma pena ter tomado esse caminho...
    O que eu mais gostava na Pixel era a opção de vários materiais...
    Agora se for mesmo tomar o rumo dos encadernados e só em livrarias, não vou ver mais nada da editora, por morar no interior...

    É triste ver como um veículo de comunicação para a massa infanto-juvenil, vira produto elistista e longe de seuúbolico funcamental.. mais um passo para acabra com os quadrinhos no Brasil.

    Mas parbéns, Léo, sempre acompanho você, mas nunca comentei aqui!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. É realmente triste ver isso acontecer com a melhor editora do Brasil, na minha opinião...

    Se realmente alguém comprar Spawn, rezo pra que não seja a PANINI... Tenho medo do que eles poderiam fazer com o título.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  3. Boa cara, mandou muito bem!

    Se "ajustada ao momento econômico" significar continuar com os lançamentos, mesmo que em menor quantidade, pra mim tá ótimo.

    ResponderExcluir
  4. A coisa foi forte nesse fim de ano, agora a Opera Grafica tbm bateu as botas
    http://www.judao.com.br/livros-hqs/carlos-mann-fecha-editora-opera-graphica-e-vende-a-loja-comix/

    ResponderExcluir
  5. Oi Léo, assim como o Von DEWS também não comentei aqui ainda, mas ando lendo o site há algum tempo.

    Basedo nas novas informações também falei a respeito lá no Ambrosia, abraços

    http://www.ambrosia.com.br/2008/12/17/a-questao-pixel-quadrinhos/

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/1/09 14:22

    Só uma curiosidade: no site http://www.spawn.com/comics/international/ consta como sendo Spawn pertencente agora a Futuro. A Futuro pertence ao mesmo grupo da Pixel? Se bem me lembro, a Futuro publica ou publicava a EGM Brasil..

    ResponderExcluir
  7. Será que a 179 vai sair?

    ResponderExcluir
  8. Olá Léo... E que prazer enorme ver um comentário seu (ou de alguém da SpawnAlley) em meu humilde blog, hehehehe...

    Queria propôr também, que fizessemos parceria... Se interessar, elaboro um bannerzinho da SPAWN ALLEY para pôr no meu blog... E vocês só colocam o link alí do lado, como de costume! :P

    Um abraço, cara!
    E continuamos na angústia pelo futuro incerto do soldado infernal!

    ResponderExcluir
  9. Isso só comprova que a Abril e a Pixel são tudo farinha do mesmo saco. Sempre desrespeitando seu clientes, acho que antes de cancelarem a Spawn ou qulaquer outro título deveriam pelo menos nos avisarem. É doloroso passar nas bancas atras de Spawn e não ver o atual número. Ainda mais para quem acompanha Spawn desde seu primórdios.

    ResponderExcluir
  10. A spawn 179 em portugues está rolando na net, traduzida por fans.

    ResponderExcluir

Postar um comentário