Daniel Llanso, o Spawn Apocalíptico

Referências: Curse of the Spawn 1-4, Spawn: Blood and Salvation (EUA)

Daniel Llanso era um garoto de 10 anos que morava com seus pais e sua irmã, Madrid, numa época futura. Seu pai trabalhava em um setor no lado negro da lua ganhando um salário miserável. Para compensar suas falhas ele vivia bêbado e descontava sua insatisfação na família, freqüentemente batendo em sua mulher e filhos. Certo dia, ao ver seu pai chegar em casa e espancar sua mãe e irmã, Daniel agarra um arrebitador laser e atira no seu pai, matando-o com um senso de alívio. Não tardou para que ciberpoliciais chegarem à sua residência e o levando preso como um adulto. Foi a última vez que ele as viu.
Sua juventude foi entrando e saindo de centros de detenção juvenil e era sempre torturado pelas autoridades. Ele se tornou um assassino e ladrão na lua. Certa vez, quando ele estava detido na penitenciária Phobos, ele conheceu uma advogada chamada Noon que foi contratada para defendê-lo. Na tardou para ambos se apaixonarem. Porém, por causa das inúmeras inimizades que ele fez no passado, Noon acaba sendo assassinada. Isto fez apenas com que o ódio crescesse mais ainda no coração de Daniel, até que certo dia ele roubou um cargueiro e ia em direção à Terra. Mas a nave começou a se inflamar e Llanso lutava desesperadamente para sobreviver. E, enquanto sua roupa espacial pegava fogo, pacientemente, Phlegethonyarre, o arconte do décimo segundo nível do Inferno, aguardava seu destino. Foi então que houve a barganha: voltar à Terra em troca de vingança daqueles que lhe prejudicaram. E tudo ficou negro.
A época agora é a era o Anno Demonicus 500. A Terra está devastada. Os céus estão negros. Os cavaleiros vieram sobre a raça humana. O Apocalipse chegou fazendo com que o sol se tornasse negro e lua rubra como sangue. Mortos-vivos chamados Pesadelos caminham sobre a terra massacrando os humanos que não foram resgatados pela glória de Deus, e à frente deles um demônio chamado Abbadon, o Destruidor, senhor dos gafanhatos-demônios. Quem comando todos os seres infernais na Terra é o Anti Papa em sua cidadela de ossos e sangue chamada Nu-Vaticano. É neste cenário que Madrid, agora adulta, e seu filho Matthew fugiam das tropas do Inferno quando, no momento em que ia se aniquiladas por um ser chamado Desiccator quando uma pilha de ossos entre eles começou a se estraçalhar, surgindo então Daniel Llanso, agora metaforseado em hellspawn. Sua aparência é parecida com o Spawn atual, porém ele possui uma espécie de exoesqueleto composto por ossos assim como suas correntes e máscara. No momento em que ele surge, vozes em sua mente o incentivam a matar, deixando Daniel louco por vingança. Isto faz com que o hellspawn empale o Desiccator em uma lápide em um cemitério. Madrid, aterrorizada com o estranho ser, aponta seu canhão de plasma para seu irmão, que não o reconhece, mas Daniel percebe que agora a irmã possui um filho. É então que ele nota o quanto o tempo passou desde o acidente na nave e também no que ele se tornou. Neste momentos flashes do passado o invadem a Madrid aproveita para fugir com seu filho que indaga se o hellspawn era um demônio. Daniel corre atrás de Madrid para se explicar, mas ela atira uma rajada de plasma nele. Ele mais uma vez é assaltado por vozes mandando ele matar e mutilar até que surge Abbadon com seus necro-soldados aguardando as ordens de seu mais novo general.
Enquanto isto, em Nu-Vaticano, o Anti-Papa mantém em suas câmaras subterrâneas um prisioneiro muito especial. Ele se chama Abel, um dos líderes da resistência humana e está acorrentado em uma parede quando o Anti-Papa o visita. Ele prepara Abel para o Batismo, composto de vermes e feitiços que farão com que ele se torne um agente do Inferno. Após o ritual Abel é solto.
Em outro lugar, Abbadon leva o Daniel para o topo de um prédio e explica para ele seu papel na guerra e o incentiva a fazer a humanidade perecer em nome do Anti-Papa. As palavras penetram no íntimo de Daniel Llanso e ele aceita o seu destino, pois agora era hora de virar a mesa, ou seja, deixar de ser uma vítima de uma vez por todas. O hellspawn então, cego pelo poder, passar a massacrar tropas humanas como forma de vingança até se deparar com uma mulher implorando pela vida de seus dois filhos. Isto faz com que Daniel se recorde que sua mãe também protegeu a ele e sua irmã de seu pai. Ele então volta suas forças contra os Pesadelos que estavam vindo para auxiliar seu general e são completamente destruídos. Daniel se pergunta no que se transformou e remove sua máscara revelando que ele é composto de carne e circuitos, ou seja, ele virou uma máquina, um computador com um programa a ser executado. Abbadon pergunta porque ele se voltou contra seu mestre e diz que o Anti-Papa já mandou sua punição contra Madrid e seu filho. Spawn corre desesperado para salvá-los e elimina todos os inimigos que encontra pela frente. Em outro lugar Abel, agora transformado num agente do Inferno, seqüestra Matthew e o leva para uma torre, mas o garoto consegue fugir, mas não se livra de Abbadon. Spawn consegue salvar seu sobrinho e luta contra Abbadon libertando seu poder negro. O resultado é uma imensa cratera de vinte milhas e a explosão é observada por Matthew, que foi teleportado por Spawn para os braços de sua mãe, Madrid. Abbadon é detruído e Daniel Llanso se ergue dos destroços.
Alguns anos se passam e no local da morte de Abbadon foi construída a cidade de Nova Esperança e lá o novo líder da resisitência, Craine, planeja um ataque suicida à cidade de Nu-Vaticano e matar o Anti-Papa. Alguns são contra e outros a favor. Matthew, agora adolescente, tenta convencer os líderes a convocar o hellspawn, mas todos são a favor de que ele é um demônio, apesar de ter salvo o garoto.
Em outro local, Abel, o antigo líder que foi corrompido pelo Anti-Papa, vaga em busca de um sentido para sua nova vida. Não encontrando, ele tenta se matar, mas é impedido por Llanso. Então, em determinado momento, uma luz vinda do céu atinge Abel e ele é transformado em um anjo pelo poder de Deus. Com os novos poderes, ele reconhece o hellspawn como um servo do Inferno e investe contra ele. Então surge um ser chamado Flesh, pois é composto de carne de vários outros que é facilmente derrotado por Llanso. Ele então ouve uma voz dizendo para ele ir para Nu-Vaticano, assim ele parte levando Abel consigo.
Em Nu-Vaticano o Anti-Papa recita magias negras para trazer à Terra os Mastigadores, seres infernais que nem mesmo as trevas podem controlar para acabar com os humanos ao mesmo tempo que o comandante infernal Amon reúne seu exército demoníaco. Alguns dias depois a resistência prepara um trem equipado com várias armas e uma bomba nuclear para atacar o centro avançado do Inferno e acabar com seu líder. A bordo estão entre eles Matthew a Madrid.
Nisto, Abel e Spawn chegam ao palácio do Anti-Papa que estava os aguardando. Abel ataca a arranca facilmente seu coração, mas Spawn acha que está fácil demais. Então, por trás das trevas surge o demoníaco ser chamado Deurges. Ele esperava que Llanso e Abel fugisse ao ver a face do maior de todos os males, mas não é o que acontece. Spawn o agarra com todas as forças e Deurges tenta fugir em sua forma verdadeira, como um demônio.
Ao mesmo tempo, o trem viaja rapidamente em direção à cidade. Ele é atacado no meio do caminho pelos mastigadores, mas os humanos conseguem resistir. Vivos, somente são encontrados Matthew, Madrid e Craine que, próximo da morte, arma a bomba alojada no trem. Madrid e seu filho pulam do veículo em movimento e quando ele atinge a cidade, uma grande explosão acontece destruindo a cidade maligna de Nu-Vaticano e seus ocupantes, inclusive Deurges, Abel e possivelmente Daniel Llanso, o Spawn da Era Apocalíptica.

Comentários