O Inferno e a sua geografia

Vários fãs me escreveram para pedir uma descrição de como é o Inferno nas aventuras de Spawn. Sendo assim, eu fiz uma pesquisa em todas as revistas onde ele é mostrado e resolvi fazer uma descrição de cada círculo que o compõe.

Para compor o Inferno, Todd McFarlane se inspirou no épico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, do século XIV. Na história, Dante, depois de perder Beatriz, por quem tinha amor, e estar perdido em vida, recebe ajuda do poeta Virgílio, que o leva em uma jornada ao Inferno, Purgatório e Céu, onde encontra sua amada e também sua redenção. Dante relata com extrema precisão os três reinos do outro mundo, mais particularmente o Inferno, que o imaginou como um fosso, em forma de funil, provocado pela queda de Lúcifer, e é dividido em níveis (círculos), de acordo com o grau de crimes da alma condenada. Ao todo são 9 círculos, onde no último se encontra Lúcifer em um terreno de gelo intenso. Mas um círculo em particular é o plano de fundo para as histórias de Spawn: o oitavo.

Este círculo é chamado de Malebolge, que significa bolsa má, o qual é descrito como um local cercado por muralhas de pedra em férreo colorido. Ele é subdivido em 10 fossas em direção ao fundo, onde são castigados todos aqueles que cometeram algum tipo de fraude, como simoníacos, hipócritas e corruptos.

McFarlane usou elementos da Divina Comédia para compor sua própria visão do Inferno, mais precisamente o Malebolge. Ele também dividiu o Inferno, só que em dez círculos ao invés de nove, onde o primeiro deles é chamado de Recepção. É neste local que as almas dos pecadores chegam, onde sua paisagem é de um grande deserto e há uma espécie de pomar por onde eles renascem dentro de sacos de soro, como se fossem frutas. No centro da Recepção há uma torre onde se pode chegar aos círculos superiores conforme a escalada. Billy Kincaid (o assassino de crianças morto por Spawn) ao chegar ao Inferno, foi levado pelo Vindicador (um dos cinco Irmãos Flebíacos) para a torre, que contou um pouco sobre os vários níveis.

O segundo círculo é mostrado como um lugar extremamente frio, onde seus habitantes são conhecidos como
Camarões do Gelo. Badrock, (do grupo de heróis Youngblood) em sua viagem ao Inferno, encontrou dois deles, chamados Tront-Spa e Fon-Spa, que tratavam Sally, amiga de Badrock, como espécime e a queriam para sua coleção, mas Badrock a salvou . Spawn também já esteve no segundo círculo em sua viagem de aprendizagem por parte de Malebólgia. Mas o local foi mostrado com um deserto de gelo e fogo. Quando chegou, Spawn foi atacado por moscas, demônios menores e garras de tentáculos que saíam do chão. Uma criatura residente do local chamada Nek-Torr chegou a arrancar o rosto de Spawn, mas este conseguiu se livar e matou o demônio.

No terceiro círculo vemos um local onde vários condenados suplicam com rostos sofredores. Segundo o Vindicador, lá os pecadores são “fatiados e servidos numa torta”. Uma das criaturas encontradas neste local é o Degustador de Almas, onde sua aparência é de uma gigantesca aranha. A companheira de Inferno de Kincaid, Kimberly, foi engolida por uma destas criaturas, que a confundiu com um cristal. Badrock também foi atacado por um, mas o Youngblood o destruiu.

O quarto círculo foi mostrado em detalhes quando Spawn, depois de salvar seu amigo Terry de um câncer, foi enviado ao Inferno depois de ter seu poder enfraquecido. Ele é mostrado como um grande vazio, ocupado apenas por um demônio asqueroso parecido com um verme. Este local já foi chamado de vários nomes, mas continua sem ser batizado, devido às limitações da língua humana, mas é considerado por muitos como o mais inóspito. Lá, o senhor deste círculo conta para Spawn que é no quarto círculo onde os trajes simbiontes das Crias do Inferno da série K crescem e se desenvolvem para se tornarem oficiais. Ao chegar neste local, os simbiontes se sentem em casa e não protegem o seu hospedeiro, envergonhando-se perante seus criadores. Spawn sofreu muito neste local, onde o demônio extraiu as recordações mais profundas de sua mente até achar um ponto fraco, mostrando que Spawn não era mais humano e que deveria aceitar o que ele era: um ser do Inferno.

Os Cthugan Metabuser são encontrados no quinto círculo. São criaturas parecidas com polvos que se deliciam com almas que em vida tiveram alguma adoração a algum ídolo. Bob, outro companheiro de Kincaid, era fã de Elvis Presley e um deles se disfarçou no falecido cantor para devorá-lo. Um Cthugan Metabuser também atacou o Instituto Whiteside-Parsons, que foi transportado para o Inferno. Mais uma vez Badrock lutou e venceu contra uma criatura infernal. O Vindicador os chamou de Meta-Lulas e contou a Kincaid que os condenados viravam “carreirinhas” neste local, como se fosse uma espécie de entorpecente.

Mas no quinto círculo também encontramos uma região desértica povoada por milhões de pessoas de pele verde e olhos vermelhos. São os descrentes, os quais um demônio invisível que governa o local incutiu-lhes esperança durante um trilhão de anos de sair dali devido a falsas profecias da chegada de um salvador. Este salvador veio na forma de Dragon, policial de Chicago, que foi assassinado na Terra. Com a chegada de Spawn neste círculo, inicia-se uma disputa para saber quem seria o verdadeiro líder, já que muitos não acreditam que Dragon seja um rei. Os dois seres disputam e Spawn sai vencedor e, ao fazer a declaração da sentença, absolve Dragon da morte. O povo se revolta e crucifica os dois; porém, no momento que todos atiravam pedras contra eles, desaparecem misteriosamente , sendo levados para outra parte do Inferno.

O Vindicador cita que no sexto círculo os condenados “cantam no coro gospel numa gaiola eletrificada”. Prova disto é um dos habitantes da região, o Colecionador de Almas. Na verdade é um imenso robô com aparência de anjo controlado por vários demônios em suas costas que, a cada ano, prioriza sua preferência por um determinado tipo de alma. Quando Billy Kincaid caminhava com seu grupo pelo deserto da Recepção, um Colecionador apareceu para Claudete, uma senhora que era temente a Deus, mas que morreu em uma operação. No momento de sua morte, ela cantava músicas religiosas e o Colecionador usou isto a seu favor para levar sua alma, já que naquele ano as almas que estavam “na moda” eram as de cantores. Claudete, confundindo-o com um anjo do Senhor, se deixou levar por ele. Badrock também lutou contra um deles em sua passagem pelo Inferno.

O sétimo círculo é o mais misterioso de todos.

Chamado de Érebo, é um inferno especial para criatura muito poderosas. Na torre mostra apenas sua passagem, selada por uma grande porta de ferro, onde ninguém havia visto o seu interior. Spawn visitou o Érebo depois da lutar com Ângela pela primeira e tocar em sua lança angelical. Imediatamente ele foi teletransportado
para o Érebo, onde, no seu interior, viu vários heróis e vilões terrestres encarcerados em celas, como a Mulher-Maravilha, Batman, Hulk e Doutor Destino. Nesta história de teor político, Cerebus, um porco selvagem falante, explicou que este heróis estavam encarcerados pois os seus criadores , que estavam encapuzados e amarrados com as mãos às costas de frente para as celas, haviam vendidos seus personagens em troca de lucros e fama. Em troca muitos heróis foram mortos, ficaram paralíticos ou tiveram histórias absurdas, como A Morte do Superman ou o clone do Homem-Aranha. Spawn tentou salvá-los, mas Cerebus, explicou não ser possível libertá-los, mas mostra que Spawn ainda continua um personagem livre, onde seu criador (McFarlane) ainda tinha total controle, onde, um dia, poderia ter um final feliz.

O oitavo círculo é onde se encontra Malebólgia, senhor do Malebolge. Composto de uma substância chamada Necroplasma, uma substância que se adapta ao que o usuário desejar, é um lugar como o inferno idealizado na Idade Média, onde sua paisagem é composta por fogo e enxofre, com rios de lava. Aqui se encontram também o Violador e seus irmãos Flebíacos(Vindicador, Vacilador, Vandalizador e Vaporizador), Abdiel, o anjo que foi castigado pelo Céu por insubordinação e também Lilith, a grã-duquesa do oitavo nível . Na revista Hellspawn também é mostrado que lá também se encontra Hel, amante de Malebólgia. É lá que as Crias do Inferno vão depois que seu poder na Terra acaba e são testados pelo Carcaça Negra de acordo com seu desempenho na Terra. Se bem sucedidos, se tornam oficiais nas tropas do Inferno; senão viram alimentos para os demônios. Recentemente houve uma guerra para eleger um novo governante, já que Spawn matou Malebólgia.

O círculo nove continua sendo um mistério, pois ainda não foi citado, nem foi mostrado o seu senhor. Já o círculo dez há uma pequena contradição. Larry, outro companheiro do além-vida de Kincaid foi desintegrado por um Monad Maior, uma espécie de demônio que usa almas como circuitos para um macrocomputador. Este demônio ainda não foi visto, mas usou uma luz branca cegante que envolveu Larry, reduzindo-o a ossos.

Mas quando Ângela e Glory desceram ao Inferno para resgatar a alma de Celestine , elas encontraram Lúcifer, que as levou para o décimo círculo do Inferno, que era sua morada. Ao invés de um grande vale de gelo como descreveu Dante, Lúcifer as levou a um luxuoso aposento, composto de várias obras de arte e vinhos. Conjugado ao décimo círculo encontra-se Elíseo, a Cidade Angelical.

Outro ponto importante, é quando Ângela e Glory cruzaram o portão do Inferno em busca de Celestine, onde havia a inscrição Deixai todas as esperanças, ó vós que entrais aqui na entrada como no livro de Dante, viram uma antecâmara do Inferno chamada Limbo. Lá se encontram almas de pessoas que não fora ruins em vida, mas que não tiveram a graça de serem batizados. Apesar da paisagem ser de uma floresta pacífica, o ar de melancolia é muito intenso, fazendo Glory se sentir mal. Nesta aventura elas conheceram outros círculos do Inferno, encontraram as Fúrias (criaturas com asas e serpentes no lugar de cabelos) e até mesmo o próprio Lúcifer. Vale salientar que a saga Rage of Angels comprovadamente não faz parte da cronologia oficial de Spawn.

Referências:

Spawn 8 (Brasil)
Mini-série Violator vs. Badrock (EUA)
Spawn 5 (Brasil)
Spawn 52 (Brasil)
Savage Dragon 30 (EUA)
Spawn 10 (EUA)
A Maldição do Spawn 11 (Brasil)
Spawn 100 (Brasil – EUA)
Ângela/Glory – Rage of Angels (EUA)
Hellspawn (EUA)

Comentários

  1. Vlw ae mais uma vez léo, afinal eu tbm sou um dos que queria saber mais detalhadamente como era o inferno no spawn... abraço a todos... HellYeah!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens pra vc seu blog esta muito bom continue postando e pesquisando sobre Spawn, eu adorei.

    há se vc quiser dá uma visitinha no meu blog www.fimesejogos-gustavo.blogspot.com
    ele fala sobre resident evil não esta muito completo pq começei faz um mes mas ele ta bem legal

    uma dica pra vc se quiser saber mais sobre a geografia do inferno lei o livro A Divina Comedia de Danti

    o criador de spawn deve ter se inspirado naquele livro

    obrigado por sua atenção e mais uma vez parabens.

    ResponderExcluir
  3. Bacana fera gostei sobre o artigo n sabia que inferno do spawn era assim, porem parece muito com dantes'infern por etapa por degraus ne tipo Diablo XD

    Gradei XD Parabens ae !eu tenho Muitas revistar aki dele comprei a ultima foi o armagedoom os 3 volumes porem nem li o 3 e n acho + foda viu !XD

    ResponderExcluir
  4. Me corrija se estiver errado, mas na criação do universo de Spawn não foi Gaiman que idealizou o céu e os anjos e Alan Moore o responsável por idealizar o inferno? Lembro que foi numa estória escrita por ele que ele descreve cada um dos ciclos. Pra mim é mais aceitável ter Moore trazendo a influência da Divina Comédia do que McFarlane.

    ResponderExcluir
  5. Verdade. A edição do inferno foi escrita por Moore. Basta ver o humor ácido da narrativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário