Ipsissimus

Referências: Spawn/WildC.a.t.s 1-4

Ipsissimus, na verdade, não se trata de um novo hellspawn, mas sim uma possível versão futura do Spawn do século XX, Al Simmons. Tudo acontece quando seres feiticeiros que vivem além do tempo e do espaço (Chiming Fire, Ladycube, Aiwass e Lord Horse) ficam em constante tédio por já ter visto várias coisas pelo universo em todos os bilhões de anos que existem e criam jogos cósmicos para se entreterem. Um deles cria um talismã que é lançado em nossa realidade com estranhas intenções. Algum tempo depois, Spawn é atacado nos becos por um Bandoleiro mais velho e uma Devota negra, bem diferente da heroína atual. Para quem não sabe, Bandoleiro (Grifter), Devota (Zealot), assim como Vodu (Voodoo), Espartano (Spartan), Marreta (Maul), Void e Warblade fazem parte do grupo de heróis WildC.a.t.s. Eles apareceram diante de um clarão e quase tiveram sucesso em matar Spawn se não fosse pela hesitação de Devota e ambos fogem. Spawn então faz contatos com a CIA em busca de informações e consegue localizar a sede dos WildC.a.t.s, invadindo o prédio em busca de uma revanche e informações. Porém Spawn nota que Bandoleiro está jovem e Devota é branca. Há confusão nas informações e então, enquanto Spawn explicava o acontecido, surgia a dupla que o atacou. Eles explicam que vieram do futuro, mais precisamente de 2015, para matar Spawn pois, em 6 meses depois daquele exato momento, Al Simmons encontraria um talismã que concederia a ele poderes para matar seu mestre e acabar com a escravidão roubando o poder do Inferno. Cego pelo poder ele se torna Ipsissimus, um poderoso feiticeiro que possivelmente seria mais forte que Deus, e declara que a América estava sob seu poder fazendo com que todos os demônios fossem seus súditos. Ele massacrou a população humana e praticamente exterminou os super-humanos. Apenas alguns poucos, como os WildC.a.t.s, estavam de pé e como medida desesperada envia Devota e Bandoleiro para matar Spawn antes dele se tornar Ipsissimus. Bandoleiro e Devota do futuro, com a ajuda de Void, decidem levar todos os C.a.t.s e Spawn para sua realidade. Ao chegar todos ficam chocados ao ver uma Nova York destruída e tomada por demônios sob bandeiras exibindo a marca do hellspawn.
Depois de lutar contra os irmãos Flebíacos (aliás, esta é a primeira e única vez que Spawn luta contra eles) eles partem para sua base secreta e conhecem Tapestry, na verdade a Devota dos anos 90 só que envelhecida, que lhes explica a situação. Ela explica que estão tentando fazer um ataque contra a fortaleza de Ipsissimus contando com várias alianças (entre elas John Sansker, agora governante de Hong Kong, como ele previu na mini-série Feudo de Sangue). Depois de serem atacados por um vilão chamado Troika eles são teleportados para um local nos subterrâneos que depois descobrem ser uma tumba em homenagem aos C.a.t.s mortos, fazendo com que alguns deles fiquem abalados. Após isto eles partem para o edifício Chrysler, sede de Ipsissimus.
Ao entrar eles se deparam com a cabeça decapitada de Malebólgia (possível previsão da edição 100?) e também com alguns heróis que se tornaram escravos de Ipississimus, como alguns membros do Gen13. Também eles encontram Violador e seu irmão flebíaco Vandalizador. Depois de uma breve luta eles se deparam com o gigantesco Ipisissimus. Os WildC.a.t.s partem para o ataque, assim como Spawn que tenta roubar o talismã de Ipisissimus, mas ele explica que o talismã apenas forneceu o poder a coragem inicial para matar Malebólgia, e pode que corre agora dentro dele é a essência sem limites do senhor do Oitavo Círculo, portanto o talismã era dispensável. Os WildC.a.t.s percebem então que, se Ipisissimus é a parte futura do Spawn, ele sabe todos os seus movimentos antecipadamente, já que ambos são a mesma pessoa (nas palavras de Bandoleiro, “plantamos um informante em nossa própria operação”). A Devota do futuro decide então tirar Spawn da batalha para que ele não veja o plano que pretendem realizar, fazendo então com que Ipisissimus seja pego de surpresa. Ela leva Spawn para Tapestry que o envia junto com a Devota do futuro de volta para o século XX. É então que Devota nota algo nas mãos de Spawn, mas ele esconde. Ela percebe que é o amuleto que concedeu poder para Ipisissimus e tudo se encaixa. Quando Spawn lutou contra Ipisissimus, ele agarrou o talismã levando-o para o passado e concendendo-lhe poder. Devota então percebe que é o início do fim. Ela tenta pegar o talismã de Spawn, mas ele, já começando a ficar cego pelo poder, a rechaça. Os efeitos já são sentidos por Ipisissimus no futuro, já começando a se recordar dos acontecimentos passados. O círculo está completo.
No século 20 a luta de Spawn com Devota prossegue. Mas, no momento em que Spawn dá um soco em Devota sua máscara cai, revelando o verdadeiro rosto da ninja. Spawn então é atacado pelo terror ao reconhecer o rosto de Cyan, 20 anos mais velha. Cyan não entende como Spawn a conhece, mas no íntimo foi isto que a impediu de matá-lo pela primeira vez. Spawn então se arrepende de tê-la batido e lhe entrega o talismã. Ao fazer isto, o círculo do tempo é quebrado e é sentido no futuro. Ipisissimus, Tapestry, Bandoleiro do Futuro e tudo o mais deixam de existir, assim como no passado Cyan também desaparecem, já que o continuum temporal foi reestruturado. Enquanto Spawn chora pelo desaparecimento daquela que poderia ter sido sua filha, os WildC.a.t.s. retornam ao presente.
Em algum lugar no tempo e no espaço, os seres extra-temporais resgatam seu amuleto da realidade, satisfeito com o jogo que criaram.

Comentários