Spawn Medieval

Referências: Spawn 9, 13 e 14, A Bíblia do Spawn, Witchblade: Era das Trevas, Altered Image 2-3 (EUA)

Sir ]ohn de York nasceu na Inglaterra em 1106. Sua vida familiar contrastava com a intranqüilidade civil que tumultuava o país. Seu pai, um mercador de vinho, era parente distante da nobreza. Assim sendo, John pôde tornar-se escudeiro aos dezesseis anos e cavaleiro aos dezenove.
Como cavaleiro andante, Sir John associou-se aos soldados do Rei Henrique II para debelar os últimos focos da guerra civil. O heroísmo do jovem chamou a atenção do rei e abriu-lhe as portas da corte. Seus méritos haviam sido reconhecidos. No entanto, a maior paixão dele ainda era a batalha.
Em 1170, o Rei Henrique teve problemas com a Igreja. Ele havia providenciado para que seu amigo, Thomas Becket, se tornasse o Arcebispo de Canterbury. Becket, no entanto, passou a defender a Igreja, opondo-se ao soberano. Em um acesso de raiva, Henrique proferiu insultos que Sir John e três colegas entenderam erroneamente como ordens. Os quatro assassinaram Becket. O escândalo resultante comprometeu o rei, que dispensou Sir John de seus serviços. Em desgraça, o cavaleiro estava disposto a tudo para limpar o nome. Em 1171, Henrique mandou soldados para a Irlanda, onde havia normandos refugiados. Ansioso para resgatar sua reputação, Sir John aliou-se aos homens do rei. A batalha foi terrível e ao final dela o monarca obrigou os barões normandos a jurarem lealdade. O jovem havia se redimido no campo de batalha e suplicou ao soberano a permissão para voltar à corte. Entretanto, os guardas que o próprio Sir John havia treinado o julgaram como um assassino e o mataram.
Houve trevas. Então, uma voz aterradora ofereceu ao guerreiro tudo o que quisesse. Sir John, o filho do mercador, achou que poderia empreender uma astuta barganha e pediu que seu nome fosse limpo. A voz tonitruante concordou.
Súbito, o cavaleiro viu-se nos arredores de York, perto da loja de seu pai, trajando armadura e ostentando um estandarte que jamais havia visto antes. No lugar da casa de sua família, havia uma lápide com seu nome e as palavras "herói do reino”. Sir John ouviu então uma gargalhada zombeteira ecoando das profundezas. Ele havia se tornado um hellspawn em troca da oportunidade de ver o próprio túmulo - e nada mais.
Desde então Sir John passou a vagar pela Inglaterra tentando se redimir de seu erro. No ano de 1175, ele se aliou à Katarina, uma mulher que ele se apaixonou no passado e que agora possui a manopla mística Witchblade, para lutar contra o Lorde Cardinale, um homem que conseguiu se apossar do poder da Escuridão, conhecido com Darkness e pretendia dominar o mundo de Faerie, um mundo de magia, em busca de poder para dominar o planeta. Ambos, auxiliados com o dono de uma taverna e ganancioso Stalker, enfrentaram as hordas das trevas e viajaram ao mundo pacífico de Faerie onde Lorde Cardinale e seu imediato Royale os aguardavam. No fim eles conseguem invadir o castelo ocupado por Lorde Cardinale e Sir John decepa sua cabeça enquanto Royale fugia. Mais tarde, depois do acontecido, Sir John conta para Katarina que ambos se conheceram quando ele era vivo numa taverna. Depois de muitas taças de vinho eles foram para um campo isolado e fizeram amor, e por causa deste amor que ambos conseguiram triunfar sobre as hordas de Cardinale, mas Katarina diz que aquele dia foi só uma diversão e que ela não o amava. Isto partiu o coração do hellspawn.
Ambos se encontrariam novamente algum tempo depois no evento conhecido com Altered Image (Imagem Alterada). Nesta saga que se passa no presente e no passado, uma menina em coma, mas com extraordinários poderes psíquicos, transforma seus sonhos em realidade, com o isto a vida dos heróis Spawn, Dragon, Majestic, Witchblade, Shadowhawk e Maxx é alterada, levando-os a espécies de mundos paralelos. Num destes momentos, Sara Pezzini, a portadora da Witchblade atual, depois de uma crise de realidade no século XX acorda no século 12, mas na verdade quem surge é Katarina. Enquanto Sir John estava cavalgando ele vê ao longe um vilarejo em chamas e parte para investigar. Ele então vê Katarina que estava acordando de um desmaio, e ela explica a ele que ali havia dragões que estavam aterrorizando a zona rural por meses e que tentou impedir um deles, mas acabou desmaiando. Eles se unem e cavalgam até chegar a uma vila que está sendo defendida do ataque de um dragão por Sirrah Majestik e Sable Hawk (que são espécies de “antepassados” dos atuais heróis Majestic e Shadowhawk). Os quatro conseguem abater o dragão e este cai sobre uma ponte vigiada por Maxx. Todos acham que há algo errado e percebem que os heróis atuais estão revivendo as vidas das suas contrapartes passadas. No fim, com intervenção dos heróis atuais, a crise é contida.
Outro feito muito importante na vida de Sir John foi a luta que ele teve com o Violador, que foi enviado à Terra para fazer com que o hellspawn cumprisse seu papel com soldado do Inferno. A população estava horrorizada com a notícia de que uma criatura estava matando pessoas e roubando seus corações de vários vilarejos, até que um dia ele captura a donzela amada de Sir John. O Spawn Medieval, agora herói do povo por causa de seus feitos, recebe uma mensagem do próprio Violador para que ele venha recuperar seu amor. A luta entre os dois é ferrenha até que em certo momento o demônio envia uma rajada de fogo sobre o herói que desaparece, deixando apenas seu traje simbiôntico. O Violador então se volta para a mulher e no momento em que ele estava para torturá-la, Sir John reaparece com sua espada e completamente despido de seus trajes. A luta entre os dois prossegue e Sir John consegue fazer com que sua capa e correntes prendam o Violador. Completamente imobilizado, ele consegue usar sua espada para decepar a cabeça do demônio, para total espanto da donzela, que foge ao ver a verdadeira aparência do seu amado. Pela segunda vez coração de Sir John é despedaçado pelo amor.
O último feito do bravo Sir John of York foi quando ele encontrou uma donzela ferida no meio de uma estrada e ela explica que foi atacada por um ogro e este levou sua irmã mais nova para sua caverna sob uma cachoeira. O hellspawn decide ajudá-la, levando-a consigo para mostrar-lhe o caminho. Ambos entram na caverna e quando estavam em seu ventre, a donzela mostra sua verdadeira aparência com Ângela, a caçadora de hellspawns, que o ataca totalmente desprevenido. Ela, depois de subjugá-lo, utiliza sua lança angelical para enviá-lo de volta ao Inferno sem saber qual era o seu papel depois de sua ressurreição.

Comentários