A NOVA APARÊNCIA DE HABERLIN EM SPAWN

Por Vaneta Jones
Tradução: Leo Violador

Site: Newsarama

Quando Spawn passou por uma grande renovação começando pela edição 166, uma das coisas que sobressaiu foi a nova aparência da revista. Enquanto o roteirista David Hine construía um mundo onde as histórias de horror eram abundantes, a arte de Brian Haberlin deu a Spawn um sentimento mais realístico e negro que ecoa a nova direção do título.

Isto porque ele também atua como editor-chefe da linha de quadrinhos de Spawn. Nós recentemente conversamos com Haberlin sobre a renovação e o que significa para a linha - incluindo uma série de especiais e mini-séries, mais quadrinhos online no futuro, e o esforço consciente em trazer os velhos leitores de Spawn de volta ao personagem.

Mas enquanto as mudanças no título principal de Spawn continuam a chamar a atenção dos leitores e da crítica, o Newsarama esteve com Harbelin para falar desta vez sobre a arte - e se ele ficou ou não assustado quando desenhou todas aquelas negras cenas de horror.

NEWSARAMA: Nós conversamos com o roteirista da série, David Hine, sobre as mudanças na direção do título há alguns meses atrás e estivemos com você um pouco mais tarde. Mas como uma rápida análise para os leitores, por que Spawn precisava de uma nova direção?

BRIAN HABERLIN: Na verdade esta era provavelmente a direção que Todd (McFarlane) queria seguir a partir da edição 150, mas nós sentimos que precisávamos encerrar algumas histórias de Spawn para os leitores e não podíamos mudar de marcha sem avisar. E, além disso, eu precisava estar trabalhando em uma revista (eu estava fazendo o McFarlane’s Dragons quando me arrastaram para Spawn), então eu sabia que podia fazer um título mensal.
A idéia de Todd era simples: ele queria fazer um Spawn voltado mais para os adultos, e parecia estar funcionado para os antigos e novos fãs. Eles talvez tenham colecionado Spawn no passado e agora cresceram e estão prontos para uma tomada mais sofisticada - pelo menos parecia ser a reação que queríamos (dedos cruzados) até aqui.

NRAMA: Você pode descrever brevemente o mundo que agora existe em Spawn?
BH: Bem, todo mundo morreu. Então Spawn recriou tudo (ele tinha o poder de um deus, mas abriu mão para trazer tudo de volta) e tudo não está bem neste novo mundo. Como isto foi breve?

NRAMA: Sim, é bem breve. Mas já que tudo "não está bem" no mundo de Spawn, qual é a impressão da revista do ponto de vista de um artista? Você está indo para lado mais escuro ou está se baseando em num realismo mais deformado e exagerado?

BH: Eu gostaria de chamá-lo de Neo-Noir (vindo de antigos filmes noir). Bastante preto... meio que o encontro entre Travis Charest e Tim Bladstreet. Bastantes texturas tão reais como eu posso fazê-las. De maneira ideal, eu quero que as pessoas tenham medo de ler Spawn sozinhas num quarto escuro.

NRAMA: Existem algumas perspectivas realmente diferentes nesta revista, incluindo alguns closes, rostos vistos debaixo e visões distorcidas. Isto é parte do efeito que você está tentando alcançar?
BH: Sim, eu acho que combina com a aproximação cinematográfica. É divertido - eu tenho que ter cuidado, entretanto, com o grau focal que estou usando em minha cabeça porque se você fizer algo que está apropriadamente distorcido (como se através de alguns milímetros de uma câmera) e você reverter muito realisticamente em um estilo de história em quadrinhos, acaba ficando muito mal.

Você mais têm que estabelecer a dinâmica com o primeiro plano, meio plano e plano de fundo mais do que com extrema perspectiva, mas isto significa que você pode usar distância focal estranha para efeito quando algo está estranho - tipo quando Spielberg usava para conseguir um foco torturante para efeito.













NRAMA: Vamos falar sobre o personagem Spawn. Como você tem se aproximado dele nesta nova tomada da série? Como sua aparência mudou desde, por exemplo, do início e meados do anos 90?

BH: Se você olhar Spawn no início, ele parecia como um cara numa fantasia. Mas enquanto a série evoluía, o uniforme e Al/Spawn se tornaram um. Neste estágio, se você tirar o uniforme e o ectoplasma, Al nada mais é do que ossos (e talvez seja seu subconsciente se manifestando). Então para refletir isto, ele tem uma aparência mais cadavérica, mas eu planejo que seu uniforme esteja mudando para se adequar à sua natureza ou situação - mais espinhos, mais armadura, ou menos dependendo da sua situação. Todd sempre disse para tratar Spawn com uma forma que está sempre nas sombras ou em parte delas. Isto é outra coisa que estou tentando manter em mente.
NRAMA: O Palhaço parece um pouco diferente também, agora que a nova versão dele apareceu no número 167. O que você pode nos falar sobre seu novo visual?

BH: Eu sempre senti que você podia fugir do velho e gordo Palhaço, então ele nunca realmente me assustou. Por fazê-lo mais magro como arame ele parecia mais com uma ameaça. Ele realmente está mais rápido agora! E também adapta a história enquanto o Palhaço está possuindo um corpo que estava entregue à morte.

NRAMA: Enquanto este novo mundo de Spawn toma forma, nós veremos alguns personagens familiares da série? Ou alguém novo que é digno de nota?

BH: Bem, nós teremos um monte de personagens favoritos de volta: O Violador, Nyx, Ab e Zab, Mammon e em breve um novo vilão que surpreenderá todo mundo.

NRAMA: Um novo vilão?

BH: David vai me matar se eu falar sobre ele!

NRAMA: Bem, junto com a chegada de novos (e a renovação de antigos) personagens, há algumas coisas realmente assustadoras acontecendo com outras pessoas dentro do mundo de Spawn ultimamente. A mulher que arrancou a pele de seus dedos até que ficasse nos ossos era bem asquerosa. Que outros tipos de coisas bárbaras você conseguiu desenhar para a revista até aqui?

BH: Bem, uma mulher comendo a si mesma próxima da morte é bem grande aqui. Um homem fazendo sua própria mudança de sexo improvisada. Cabeças decapitadas, personagens queimando de dentro para fora, insetos, insetos e um monte de insetos...

NRAMA: Eca! Você não ficou assustado com este material quando estava desenhando?

BH: Deixe-me por desta maneira: eu não deixo meus filhos verem qualquer página que eu estou trabalhando. E não é tanto que eu fique assustado. Eu preciso equilibrar com uma luz e um livro leve do lado, eu acho.
NRAMA: Algo um pouco mais otimista?
BH: Talvez algo com calças normais e um manto.
NRAMA: Se nós virmos um anúncio seu em uma revista de super-heróis em breve, saberemos o motivo. Vamos falar sobre onde a história está no fim da edição 167. Spawn decidiu fazer algo sobre os problemas com este mundo reformado, e o Palhaço em particular. Nós veremos Spawn mais em ação agora, ou a concentração ainda está relacionada com histórias de terror?

BH: Sempre será um jogo de equilíbrio entre o horror e a ação. Eu acho que teremos uma mistura de ambos, mas às vezes terão mais ação ou menos. Na verdade, é a história que determina isto.
NRAMA: Você pode nos dar uma dica do que está por vir? Talvez nos diga o que está desenhando agora e que coisas legais estaremos vendo?

BH: Que tal o Violador? Aqui estão prévias de Spawn 168.

NRAMA: Isto poderia prender a atenção de algumas pessoas. Nós vimos algumas críticas ultimamente recomendando a nova direção do título para os leitores. Isto era o que você sentia também? Como foi a reação das pessoas viram estes números?

BH: Eu tenho brincando com David que eu fiquei feliz de pagar metade do suborno que ele tem dado para as pessoas. A reação foi inacreditavelmente positiva. Eu estou estupefato. Agora eu tenho que continuar!

NRAMA: E com isto parece ser esta atitude em direção ao Spawn porque muitos leitores atuais costumavam acompanhar a série. Mas a maioria deles longe do título por mais de uma década. Por que você acha que os fãs deveria dar uma chance ao Spawn agora?

BH: Bem, por algumas razões. Primeiro, eu não acho que há muitas revistas de horror à venda por aí que mostre a maneira como Spawn atualmente. E eu também acho que há muitos fãs de Spawn lá fora que gostariam que a revista uma vez crescesse no habitat das histórias em quadrinhos em geral (isto parece acontecer - pessoas indo e vindo em certos momentos em nossas vidas). Eu acho que se eles se encontrassem com Spawn novamente encontraria uma revista que cresceu junto com eles.

Comentários

  1. é...
    não sou fã de filmes de terror, mas
    estou curioso e ansioso para ver esta nova fase. Spawn é Spawn!
    abração!

    ResponderExcluir
  2. aunica coisa q eu quero ver do spawn e a serie da tv pq ate agora nao saiu uma outra depois do ano 99
    eles nem pensaram ainda em fazer outra ja se passou bastante tempo ja para fazer uma outra serie....

    ResponderExcluir

Postar um comentário